"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41)

Centine Banfi


 Safra: 2016

País: Italia
Região: Toscana IGT

Produtor: Castello Banfi

Site: : https://www.castellobanfiwineresort.it/pt

https://www.banfi.it/it/

Uvas/Corte: 60% Sangiovese, 20% Cabernet Sauvignon e 20% Merlot

Teor alcoólico: 13,5%
Preço: R$ 129 a 180 (preço nas importadoras e lojas especializadas de vinhos)

Score:  90 pontos WS (2017); 90 pontos JS (2017); 3,8 Vivino;

Premios:

- 94 pontos (Best of Class) - Los Angeles International Wine Competition | Medalha de Ouro

- Dan Berger´s International Wine Competition | 92 pontos

- Critics Challenge International Wine & Spirits Competition | Medalha de Ouro

Onde Comprar:

1. Vinum Day   

2. World Wine  

3. Le Petit Sommelier   

Degustado: 09/05/2021 
Sugestão de Harmonização: Massas com molho à base de carne, como bolognesa, carnes vermelhas ou caça grelhadas ou assadas, embutidos e queijos de média maturação.

Serviço:  16-18ºC

Comentários
"Castello Banfi, um dos melhores e mais respeitados produtores da Toscana. Fundada em 1978 pelos irmãos norte-americanos John e Harry Mariani e com a expertise de um dos melhores enólogos italianos – Ezio Rivella, a empresa construiu sua reputação ao longo dos anos. No início da década de 80, destacou-se pelo trabalho de seleção clonal da Sangiovese, que depois de anos de estudos com cerca de 650 amostras, finalmente em 1992 chegou a quatro clones cujas características de um complementa a de outro, escolhidos para as particularidades únicas dos solos de cada vinhedo. 
A Wine Enthusiast e a Wine & Spirit já a premiaram como “Vinícola do Ano”, e diversas literaturas, como a Bíblia do Vinho de Karen MacNeil e o Atlas Mundial do Vinhos de Hugh Johnson e Jancis Robinson, a citam dentro dos “melhores produtores de Montalcino” e “vinícolas a conhecer na Toscana”.Genericamente, os vinhos elaborados na Toscana que não se enquadram em nenhuma D.O.C. e levam em sua composição variedades “intrusas” (leia-se como francesas internacionais, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, etc), são chamados de Supertoscanos. O Castello Banfi Centine Rosso é um supertoscano composto por 60% de Sangiovese, 20% de Cabernet Sauvignon e 20% de Merlot, resultado de uma colheita exclusivamente manual e uma vinificação tradicional finalizada com um breve amadurecimento em barricas de carvalho francês.” Vinum Day

Sugestão de Guarda:  ± 2028

Meus comentáriosSugiro decantar por 30 minutos. Uma assemblage elegante, nas proporções certas, tornando esse vinho fácil de beber, saboroso e convidativo para mais uma taça. Coloração rubi, notas de frutas vermelhas maduras, um certo defumado e baunilha. Corpo médio, taninos presentes mas domados, no palato mostra boa acidez, frutas vermelhas, e notas de especiarias, com um final médio.

Avaliação: muito bom   

Nenhum comentário:

Postar um comentário